sábado, 6 de enero de 2024

Reseña de Manuel PELÁEZ DEL ROSAL: Estudios sobre el franciscanismo, Córdoba, 2022.

 


PELÁEZ DEL ROSAL, Manuel. Estudios sobre el franciscanismo. 

Córdoba, 2022. 691 pp. ISBN 978-84-120299-1-8. 

(Pedidos: Asociación Hispánica de Estudios Franciscanos, 

Plaza de San Francisco, 15, 14800 Priego de Córdoba, 

ou correo electrónico: ij1perom@uco.es)


A colectânea de Estudios sobre el franciscanismo, de Peláez del Rosal, reúne uma vintena de comunicações que foram apresentadas por este laborioso autor nos cursos de verão e congressos internacionais da AHEF – Asociación Hispánica de Estudios Franciscanos, no período compreendido entre 1995 e 2019, onde participaram bastantes académicos, jovens investigadores e membros de instituições religiosas e culturais.

As duas dezenas de ensaios que integram o volume, dispostos em sentido cronológico e elaborados numa linguagem fluente e erudita, mas inteligível para os leitores, permitem aprofundar os nossos conhecimentos, entre outros e de modo particular, acerca dos seguintes aspectos: trajectória histórica, património construído, mecenato artístico e vida conventual franciscana na Andaluzia, mormente em Priego de Córdoba; os fins devotos e assistenciais da Venerável Ordem Terceira da Penitência, da Irmandade do Bom Pastor e da Confraria de Jesus de Nazaré, também em Priego; a figura do bispo-abade de Alcalá la Real, Frei Manuel María Trujillo y Jurado, ofm; o culto e o fervor populares a São Francisco Solano, igualmente clérigo observante e venerado como padroeiro dos missionários da América Latina; e a larga aventura da evangelização franciscana no Novo Mundo (América e outras regiões). O somatório dos assuntos averiguados por Manuel Peláez del Rosal, relativamente à ampla temática franciscana, da qual é um leigo apaixonado e comprometido, valida o seu percurso de reflexão crítica neste domínio de pesquisa e saber. 

Ademais, concorre para a peculiaridade desta espessa antologia, ilustrada e nutrida com abundante material iconográfico, tabelas e apêndices documentais, que traduzem a informação versada nos textos e facilitam o seu entendimento, convertendo a publicação numa referência indispensável na biblioteca de qualquer franciscanófilo do país vizinho.

Como declarou o autor no prólogo da sua recente obra, ela pretende contribuir “para instrucción y leal saber de las generaciones que nos habrán de suceder” (p. 12). Com efeito, o correcto enquadramento histórico do passado franciscano no âmbito geográfico da Andaluzia, através de traços e marcas identitários protagonizados pelos distintos ramos e carismas espirituais da família seráfica, incrementará a dimensão e o interesse pelo futuro desta área de estudos especializada. Como fica evidente, após uma leitura atenta e pelo conteúdo unitário da sua valiosa monografia, Peláez del Rosal esforçou-se por assimilar a presença centenária e a fecunda acção multiforme dos frades menores impressas na paisagem física e nos cânones culturais do território andaluz, desde a sua implantação baixo-medieval, desenvolvimento progressivo e afirmação até aos novos desafios da contemporaneidade. Neste trabalho afincado, também não negligenciou as convulsões e a decadência provocadas nos cenóbios da Ordem pelos inflamados processos das leis desamortizadoras dos bens eclesiásticos oitocentistas. 

Para a boa consecução das suas pacientes tarefas de pesquisa, o autor apoiou-se no uso de fontes arquivísticas de várias procedências que atestam e oferecem respostas ou novidades propositivas quanto a algumas questões ainda por dilucidar, pelo que o seu mérito se afigura incontestável. Portanto, este conjunto de escritos constitui um subsídio relevante para o desejado debate e aprofundamento das matérias exploradas, bem como para rasgar outros itinerários de abordagem sobre a história e a memória do vasto legado franciscano, alicerçados em diferentes olhares e metodologias de análise como convém a todo o conhecimento dinâmico, sempre em construção. 

É por este motivo que importou recompilálos e convertêlos em livro, aqui recenseado de forma sucinta, a fim de lhes permitir maior visibilidade e consistência, tornando a aproximação a este rico acervo agora mais imediata.


Virgolino FERREIRA JORGE

Universidade de Évora

vfjorge@gmail.com

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Boletín informativo AHEF nº 1 (2ª época), 2017

Boletín informativo AHEF nº 2 (2ª época), 2018

Boletín informativo AHEF nº 3 (2ª época), 2019